Conheça 8 sociedades empresariais no Brasil

várias mãos sobrepostas para ilustrar uma matéria sobre sociedades empresariais

O Portal SóPJ é um site dedicado para o empreendedorismo. Por aqui, você vai encontrar muitas dicas para ter sucesso nessa área. Neste artigo, vamos falar sobre as sociedades empresariais que são conhecidas no Brasil. Se você busca uma nova forma de empreender ou quer renovar o jeito que está acostumado, então veja as opções disponíveis.

8 sociedades empresariais no Brasil

Em primeiro lugar, sociedade empresária é uma reunião de pessoas que exerce uma atividade econômica, afim de obter lucro sobre a venda de um produto ou um serviço.

É importante que o empreendedor entenda como funciona o mercado do empreendedorismo. Desse modo, são diferentes formas de sociedades empresariais brasileiras. Cada sociedade empresarial possui um planejamento de negócio, escolha a ideal para o seu perfil. Confira, logo abaixo!

1. Sociedade Simples

Em termos simplórios, a Sociedade Simples é a reunião de vários profissionais que exercem suas profissões, sendo de “caráter pessoal” a prestação de serviços exercidas por elas. Dessa forma, o objetivo é apenas a acumulação sistêmica de recursos financeiros (riqueza).

2. Sociedade em Nome Coletivo

Esse tipo de sociedade é formado somente por pessoas físicas, isso porque podem limitar as responsabilidades de cada membro da sociedade.

telefone fixo

3. Sociedade Comandita Simples

A Sociedade Comandita Simples possui dois tipos de sócios: os comanditários e o comanditados que possuem responsabilidades diferentes.

Os comanditários contribuem apenas com o capital e não exercem nenhum cargo administrativo na empresa, contudo, os comanditados colaboram com o capital e com a administração.

4. Sociedade comandita por ações

A Sociedade em Comandita por Ações tem o capital divido em ações. Nesse caso, o acionista administra a sociedade e, como diretor, responde pelas obrigações da sociedade.

5. Sociedade Limitada

Sabe aquela sigla que aparece em muitos produtos, a LTDA? Então, ela é a nomenclatura para a Sociedade Limitada — uma das sociedades mais comuns no Brasil.

Ela constitui com um sócio, que possui uma participação no capital social, e por um administrador — elegido pela maioria dos votos de um grupo de sócios.

6. Sociedade anônima

A Sociedade Anônima ou S/A é quando o capital da empresa é dividido por ações. Nesse caso, cada divisão das ações limita a ação do sócio ou acionista. Assim sendo, o objetivo dessa sociedade é o acúmulo do capital.

7. Sociedade Coorporativa

Para formar a Sociedade Corporativa é preciso, no mínimo, de 20 pessoas. Visto que, a intenção dessa sociedade é que todos precisam ter participação efetiva — seguindo os direitos e deveres de cada um.

8. Sociedade em conta de participação

A sociedade em conta de participação possui dois tipos de sócios: o ostensivo e o participativo. Diante disso, aquele que se encaixa como ostensivo precisa ser empresário e responde pela administração da empresa. Já o participativo, não possui responsabilidade jurídica.

Por que optar pelas sociedades empresariais?

Escolher montar uma sociedade empresarial deve partir de uma opção pessoal. Dessa forma, é importante lembrar que formar uma sociedade pode ser uma boa estratégia para aumentar o lucro e diversificar a base de ativos.

Então, qual das sociedades empresariais citadas acima que você mais se interessou? Conta pra gente nos comentários. Aproveite e veja os serviços para empresas oferecidos no site do SóPJ, leia cada artigo e preencha o formulário.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário