Você sabe o que é e como emitir certificado digital MEI? Nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos contar tudo para vocês sobre esse documento tão importante para as pessoas jurídicas. Confira, a seguir!

O que é certificado digital MEI? O que é MEI?

Antes de saber o que é certificado digital MEI, você precisa saber o que é MEI e como se tornar um.

O MEI é o Microempreendedor Individual que pode ter um faturamento de até R$81 mil por ano.

Além disso, ele precisa seguir alguns requisitos para poder se tornar um Microempreendedor Individual, já falamos sobre eles aqui no Blog.

certificado digital

Afinal, o que é o certificado digital?

Agora que você sabe o que significa a sigla MEI, então pode aprender sobre o certificado que os microempreendedores podem emitir.

O certificado digital para MEI serve como um documento de identidade eletrônico que serve para realizar diversas transações financeiras.

Embora não seja uma obrigação por lei que o MEI tenha o certificado digital, existe uma exceção: quando o MEI opta por emitir nota fiscal paulista, de acordo com as legislações tributárias estadual e municipal.

Nesse caso, dependendo do estado ou município, pode ser exigido um certificado digital caso o MEI for emitir nota fiscal eletrônica.

Como emitir certificado digital MEI?

Você já sabe o que é MEI, o que configura um certificado, então é hora de aprender como conseguir seu certificado.

Basicamente, a certificação é feita pela autoridade certificadora (AC) da ICP-Brasil, que é vinculada com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, homologada pela Receita Federal.

Primeiro você precisa fazer a solicitação em uma AC autorizada, definindo qual o tipo de certificado solicitará.

Nessa solicitação você precisará informar os custos, sistemas de emissão de nota fiscal e formas de pagamento.

Depois é preciso aguardar a validação por uma autoridade de registro (AR) da própria AC. Nesse passo você precisa ir até o local para fazer a validação presencial.

Por fim, é só esperar a notificação pela AC ou AR para baixar e utilizar o certificado. Agora é só utilizar e ficar atento quando for necessário suporte técnico.

certificado digital

Vantagens do certificado digital MEI

Se ainda não está convencido que o certificado digital para MEI é uma boa opção, então precisa ver as vantagens que ele pode oferecer para as pessoas jurídicas. Vamos lá!

1. Agilidade

Ao ter o certificado você ganha agilidade, já que com ele o sistema de emissão de nota conta com um banco de dados que armazena todas as informações dos clientes — facilitando seu preenchimento.

2. Rapidez na emissão

A emissão da nota fiscal eletrônica acontece em poucos segundos. Como os dados ficam memorizados, é possível calcular automaticamente as alíquotas decorrentes da nota.

3. Gerenciamento

Caso você precise de uma recuperação dos dados e a análise deles, então pode recorrer ao sistema que está armazenado.

Enfim, agora você sabe o que é certificado digital MEI, como emitir e as suas maiores vantagens. Ficou interessado? Então preencha o nosso formulário e aguarde o contato de uma empresa desse segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *