É certo que uma das formas mais eficazes de criar e manter um bom relacionamento com os clientes da sua empresa é fazendo disparos de e-mails. Para se ter uma ideia, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão e-mail até 2020, de acordo com pesquisa do The Radicati Group. Ainda segundo pesquisa do mesmo grupo, mensagens de e-mail têm 5 vezes mais chances de serem vistas do que uma mensagem em redes sociais. Mas, como garantir sucesso no envio de E-mail Marketing?

Dicas para um envio de E-mail Marketing eficiente

Vamos falar a seguir sobre algumas boas práticas para o envio de E-mail Marketing da sua companhia, logo abaixo:

1 . Defina uma meta

Quando pensamos em envio de E-mail Marketing, a primeira recomendação é: defina uma meta. Para isso, é fundamental conhecer o seu cliente em potencial.

Considerando a estratégia de marketing digital como um todo, o objetivo desse disparo de e-mails pode ser aumentar as vendas ou elevar o volume de visitantes no seu site, por exemplo.

2 . Aposte em uma base de e-mails segmentada e qualificada

Se você não tem base para fazer o envio de E-mail Marketing, então pode considerar comprar listas prontas. Isso é comum no mercado, mas pode não dar o retorno esperado.

Primeiro porque é importante que os e-mails estejam válidos e segundo porque trabalhar com uma base segmentada vai ajudar a melhorar ainda mais os resultados.

Se existem diversos perfis de cliente no seu negócio, seria muito mais inteligente fazer disparos diferentes com o que é interessante para cada parcela do público. Quanto mais personalizado, melhor.

Outro ponto que deve ser considerado ao comprar listas é o spam. Apesar dos e-mails ativos, nem todos podem querer saber da sua marca e podem acabar mandando suas mensagens para lá. Inclusive, o envio pode ser considerado invasivo por quem recebe e isso pode comprometer a reputação da sua empresa.

E-mail Marketing

Quer começar a montar uma base que vai te trazer retorno? Gere leads. Invista em um blog no site da sua empresa, com conteúdo otimizado para os motores de busca.

As redes sociais também ajudam a trazer novos clientes. Além disso, existem também empresas que só trabalham com isso e podem ajudar com a captação e manutenção de leads de qualidade.

Se você já tem uma base boa, o trabalho não para. Com o tempo, vá retirando os e-mails que não recebem mensagens.

3 . Atenção ao design e ao conteúdo

O visual é muito importante. Além da preocupação com o design, use textos, imagens, links com cuidado. Qualquer um deles em excesso ou com erros, pode detonar seu retorno. Evite também textos inteiros em caixa alta, números e caracteres especiais.

Outra dica: deixe a opção para fazer o descadastro visível, com o poder de escolha sempre na mão do consumidor.

4 . Escolha bem a hospedagem e teste antes de enviar

Pesquise e escolha um serviço de hospedagem bom. Isso porque a parte técnica também merece uma atenção especial. Sem dúvida, não adianta tudo estar perfeito se ela travar.

Antes de fazer o envio de E-mail Marketing para a base, mande um teste para o seu e-mail, veja como seus clientes vão receber e faça alterações se necessário.

5 . Descubra o melhor momento para disparar e-mail

Há uma série de pesquisas sobre isso. Em geral, o melhor dia e horário para enviar E-mail Marketing é às 10h de terça-feira. Porém, como foi dito, esse é um dado geral e pode não ser o melhor para a sua empresa. Como saber? Testando. Por isso, é tão importante também sempre analisar os resultados de cada disparo. Esse é um trabalho constante.

Inclusive, o mesmo vale quando se trata de quantidade de disparos por semana. A cada 15 dias é uma boa média, porém para alguns negócios pode funcionar uma ou 2 vezes na semana.

É importante começar devagar, seguindo as dicas acima, testar e analisar dados com frequência. Portanto, mantenha um histórico dos seus envios, com datas, horários e templates. Pequenas alterações podem ser necessárias ao longo do tempo e fazem a diferença.

Diante disso, você está pronto para começar a fazer envio de E-mail Marketing na sua empresa? Se precisar de ajuda para fazer orçamentos, nós temos os contatos dos melhores fornecedores desse serviço para empresas. É simples, rápido e seguro. Então, preencha o formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *