O networking – ou rede de relacionamentos – é importante tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas. Significa basicamente estruturar e manter uma rede de contatos que possa se ajudar mutuamente, apresentando ou indicando produtos e/ou serviços. Nesse artigo, vamos trazer algumas recomendações sobre como fazer networking no ambiente corporativo para colaborar com o crescimento sustentável da sua empresa e melhorar os resultados dos seus negócios.

7 dicas de como fazer networking e melhorar seus negócios

É fato que a grande maioria dos empreendedores buscam fornecedores, parceiros e funcionários primeiramente na sua rede de contatos porque há mais confiança.

O networking ativo aumenta as chances de venda e melhora a reputação da empresa. Por isso, é importante que pequenos e médios empresários o pratiquem sistematicamente.

Mas, como fazer isso de maneira positiva? Continue a leitura e anote 7 dicas interessantes que vão colaborar com a construção e manutenção dessa rede de relacionamento:

1 . Tenha pró-atividade e seja organizado

Se você não sabe como fazer networking, comece pensando em quem você já conhece. Encontre pontos em comum entre esses contatos e o seu negócio. Quanto mais você buscar conhecer pessoas, melhor. Redes sociais específicas, como o LinkedIn, podem ajudar, mas é preciso saber utilizar de forma estratégica. Sendo assim, adicionar pessoas aleatoriamente não vai trazer resultado.

Ser organizado vai te ajudar a ter mais pró-atividade nas horas certas. Por exemplo: você pode ter sido notificado pelo LinkedIn - ou soube por alguém - que um contato com quem você tem uma certa intimidade foi promovido ou conseguiu fechar um contrato importante. Se sua agenda está atualizada, você pode ligar para parabenizar e pessoa.

Manter os cartões de visita em ordem também ajuda. Faça anotações neles para se lembrar da pessoa ou da conversa que tiveram mais para frente.

E-mail corporativo

2 . Qualidade ou quantidade?

Você já deve ter ouvido que qualidade é mais importante do que quantidade. Nesse caso, não é diferente.

Procure estreitar o relacionamento com pessoas que sejam do mesmo nicho de atuação ou aquelas que te inspiram enquanto empreendedor. Dessa forma, vai ficar cada vez mais fácil impulsionar seus negócios para o rumo que você realmente sonha.

3 . Saiba se vender bem e tenha bom senso

Como está sua comunicação pessoal? Você fala bem? É tímido demais? Como estão seus gestos? Lembre-se: o corpo fala. É importante saber se vender bem, com bom senso, sem ser inconveniente. Estudar a linguagem corporal pode ajudar nos negócios e na vida pessoal também.

4 . Mantenha seus contatos atualizados

Para manter uma boa rede de relacionamentos, as pessoas precisam saber onde te encontrar e também as suas novidades de carreira e negócios.

A empresa mudou de telefone ou de endereço? Avise aos contatos. Você, empresário, trocou de ramo ou agregou um novo produto ou atividade à empresa? Informe também.

5 . Invista em eventos e cursos da sua área de atuação

Faça uma lista dos principais eventos e congressos que você pode se inscrever ou mesmo inscrever um funcionário ou a empresa.

Além de adquirir conhecimento sobre as tendências e novidades do mercado, a chance de aumentar sua rede de relacionamento com qualidade é grande. Procure conversar e trocar ideias com pessoas que ainda não conhece.

6 . Se precisar, peça ajuda. Se puder, ajude

Se você precisar de colaboração para alguma questão da sua empresa, não tenha medo de pedir ajuda. Outros empresários podem ter passado pelos mesmos problemas.

Da mesma forma, se puder ajudar alguém que precisa, o faça com gentileza e ética. É importante se lembrar sempre que networking é para ser ajudado e também ajudar. Essa troca fortalece ainda mais os vínculos. Procure não ser aquela pessoa que só entra em contato quando precisa de algo.

7 . Não descuide da sua autoimagem

A última dica sobre como fazer networking é: cause uma boa impressão de primeira. A preocupação com a sua autoimagem faz com que você seja lembrado por uma determinada pessoa quando ela precisar comprar os produtos e/ou serviços que você vende. Portanto, esteja sempre bem apresentável e tenha cartões de visita à mão em qualquer ocasião.

Agora você já sabe como fazer networking e pode trabalhar para melhorar a rede de relacionamentos da sua empresa. Qual dessas recomendações você já pratica? Tem mais alguma dica para acrescentar? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *