WhatsApp empresarial pode impulsionar pequenos e médios negócios

foto de um celular para ilustrar matéria sobre WhatsApp empresarial
Não é de agora que a tecnologia vem mudando a forma de uma empresa atender ao seu cliente. Se você, pequeno e médio empresário, já usa o aplicativo WhatsApp na sua vida pessoal, saiba que a versão WhatsApp empresarial está disponível agora para ser mais um canal de atendimento. A ideia é facilitar e tornar mais seguros os processos da empresa e também a vida dos cliente e fornecedores. Além disso, se os empreendedores usam seus números pessoais para fins comerciais, agora será possível separar, organizar e até fazer ações especificas de marketing que vão ajudar a melhorar os resultados em vendas.

WhatsApp empresarial: o que muda nessa versão para as companhias?

Inicialmente, não há versão para companhias de grande porte, somente pequenas e médias. Até mesmo os profissionais que se enquadram no MEI (Microempreendedor Individual) estão autorizados a utilizar o WhatsApp empresarial.

A empresa pode exibir no perfil informações como: descrição do negócio, endereço, e-mail e site. Por enquanto, a versão Business do aplicativo só está disponível para aparelhos Android e é gratuita.

Conheça agora as principais características desse novo recurso e saiba como implantar na sua empresa:

1 . O cliente é que começa o contato

Só tem duas formas de uma empresa entrar em contato com um cliente via WhatsApp: a pessoa física (cliente) pode fornecer o número para a empresa ou pode acionar o atendimento da empresa usando o aplicativo.

2 . A empresa precisa ter uma linha exclusiva

Não é possível usar o WhatsApp empresarial e o pessoal ao mesmo tempo, a menos que a pessoa tenha um aparelho dual chip. É necessário, portanto, uma linha só para o atendimento aos clientes da empresa.

Google ADS

3 . Acompanhe estatísticas de interação

A empresa que optar por adotar a nova versão do WhatsApp tem acesso a uma série de estatísticas sobre a troca de mensagens com os clientes. Assim, é possível testar e apostar em estratégias de comunicação mais eficazes.

4 . Mensagens automáticas podem ser programadas

A empresa pode programar mensagens automáticas, seja para dar as boas vindas, para perguntas frequentes ou mesmo para quando estiver fora do horário de atendimento.

As mensagens também podem ser organizadas com etiquetas coloridas que sinalizam o status do atendimento.

Como começar a usar WhatsApp empresarial?

Se você quer usar o WhatsApp empresarial, antes de mais nada, verifique se o uso vai realmente ajudar os seus negócios e se a sua companhia pode atender a essa demanda. Isso porque quem entra em contato com a empresa pelo aplicativo quer atendimento ágil. Quanto mais rápido e pessoal for o atendimento, melhor será o retorno.

Para começar, divulgue o número do WhatsApp empresarial e faça captação de novos leads sem ser invasivo. Veja aqui o artigo sobre como gerar leads.

O que você acha de começar a usar o WhatsApp empresarial para melhorar seus processos internos, seu atendimento ao cliente e seu relacionamento com fornecedores? Será que o Business vai pegar tanto quanto a versão de uso pessoal? Conte a sua opinião nos comentários.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário