O que é SEO? Por que esse recurso pode ajudar a sua empresa?

ilustração para a matéria sobre o que é SEO

Em primeiro lugar, você sabe o que é SEO? Sabia que sua empresa pode ficar nas primeiras buscas nos principais buscadores na internet (Google, Bing e Yahoo)? Essa ferramenta pode trazer retornos positivos para pequenas, médias e grandes empresas. Saiba tudo sobre ela e descura se é o que o seu negócio precisa.

O que é SEO?

Se você é empreendedor e quer investir em Marketing Digital, então precisa aprender o que é SEO. Também conhecido como otimização de sites, o SEO (Search Engine Optmization) oferece de forma orgânica (não paga) que o seu site ou blog apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

conteúdo SEO

Os 3 tipos de buscas

Basicamente, existem 3 tipos de buscas que são valiosas para o SEO. Desse modo, todas elas são relacionadas com palavras-chave, que é a forma que o usuário digita no buscador (EX: o que é SEO?). São elas:

  • Pesquisas navegacionais: consulta de um determinado site específico, com o nome exato ou similar de uma página existente.
  • Buscas informacionais: termos abertos de algum tema genérico, como “Vale alimentação”, “Transação bancária” …
  • Buscas transacionais: uma busca para realizar uma ação na internet, como “Comprar computador”, “Alugar hospedagem de site”, “Baixar antivírus” …

 

Por que investir em SEO para o site da sua empresa?

Certamente, a maior vantagem de investir em SEO para o site ou blog do seu negócio é não investir em mídia paga. Claro que se você contratar uma empresa ou profissional autônomo e terá que investir financeiramente e contará com uma previsão de resultado a médio e longo prazo.

É provável que os anúncios pagos podem ter um investimento maior e tem pouca previsão do retorno. Mas elas também são ótimas formas de aparecer nas buscas.

É importante lembrar que o SEO é um investimento a longo prazo, que pode demorar um pouco para trazer retorno. Porém, quando o site otimizado fica bem ranqueado no

Google, o retorno do tráfego é bem positivo — aumentando as chances de vendas.

conteúdo SEO

Como saber que o conteúdo está otimizado em SEO?

Para saber se o conteúdo do site ou blog está otimizado com SEO, você pode observar os seguintes campos:

  • Palavra-chave no título, na URL, no H2 e H3 (intertítulo e subtítulos).
  • Tags relacionadas ao tema.
  • Links internos relevantes e ligados ao tema principal.
  • Imagens otimizadas com a palavra-chave.

Como contratar uma agência especializada em SEO?

Muitos empresários acabam criando uma área de conteúdo SEO entre os funcionários da área de TI, marketing e relacionadas. A vantagem dessa opção é que você gastará menos com mão-de-obra, porém pode não dar a devida importância que esse recurso pode oferecer.

Outra alternativa (mais recomendada) é buscar uma entre muitas agências de conteúdo especializadas em SEO. Pesquise o histórico dessas empresas, faça orçamentos e compare os preços. Além disso, converse com outros profissionais que já testaram esse tipo de serviço.

Nós do Portal SóPJ, além de ensinar o que é SEO e a importância dele para sua empresa, disponibilizamos um formulário para que empresas de serviços possam entrar em contato com você. Clique aqui e aguarde o contato de um dos nossos parceiros o mais breve possível.

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