10 dicas para fazer e-mail marketing responsivo

e-mail marketing responsivo

Você sabia que assim como nos sites, também é preciso criar e-mail marketing responsivo? Por isso, nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos explicar o que é e como fazer esse tipo de conteúdo estrategicamente pensado. Confira, a seguir!

E-mail marketing responsivo: o que é?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é o e-mail marketing responsivo tão falado ultimamente.

E-mail marketing é uma estratégia que envia conteúdos publicitários para os endereços eletrônicos (e-mail) de possíveis clientes.

Já o e-mail marketing responsivo é a utilização de media queries, um statement condicional que contém regras de CSS (que ajuda a criar um email adaptado para computador, celular, tablet e outros dispositivos).

Esse recurso desenvolve um design do email de forma objetiva e otimizada — visando a conversão da venda.

E-mail Marketing

Como fazer um email marketing responsivo?

Para você entender como funciona a criação de um email marketing responsivo, vamos ensinar algumas dicas básicas para a criação de um modelo. Veja, logo abaixo!

1. 600 pixels de largura

Para que as pessoas não rolem a barra para visualizar o conteúdo completo, o ideal é manter uma largura máxima de 600 pixels do template.

2. Limite o número de fontes

Não é agradável um email marketing com mais de 3 tipos de fontes. O aconselhável é o uso de até 2 fontes, principalmente Arial, Times New Roman ou Verdana.

3. Utilize imagens

Para deixar seu email marketing mais atraente coloque imagens. Porém, é preciso ter cuidado ao escolher uma imagem que perca a qualidade e comprometa o restante do conteúdo.

4. Utilize a pré-visualização a seu favor

Muitos usuários não leem totalmente o email marketing que recebem, mas veem apenas uma pré-visualização da mensagem pela metade (horizontal ou vertical).

5. Seja claro e objetivo desde o início

Logo nos primeiros segundos que o usuário olha o email recebido, ele lê apenas o principal para verificar se vai continuar ou não com a leitura. Utilize os pontos certos para chamar a atenção do usuário.

6. 3 colunas é suficiente

Dependendo da tela utilizada, muitas colunas podem deixar o conteúdo ilegível. Portanto, o ideal é manter apenas 3 colunas.

7. Não coloque texto na imagem

Ao colocar texto na imagem você compromete a leitura do usuário. O certo é manter uma proporção entre texto e imagem.

E-mail Marketing

8. Não utilize imagem como plano de fundo

Não é recomendado utilizar uma imagem como background (plano de fundo) do email marketing porque não fica legível em alguns dispositovs, mas a cor está liberada.

9. GIFs podem engajar e funcionar

Os GIFs animados se tornaram mais utilizáveis nos últimos anos. Afinal, eles são divertidos e chamam a atenção dos usuários. Use quando tiver a deixa, mas nunca em excesso!

10. Coloque um call to action

Não existe um bom email marketing sem um call to action, ou seja, sem um convite para o usuário clicar, baixar, preencher ou realizar outra ação. Coloque em um ponto estratégico do email marketing.

Enfim, essas são algumas dicas para criar um email marketing responsivo para ser legível em diversos dispositivos. Preencha o nosso formulário para receber o contato de uma agência especializada nesse recurso.

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