Lead Scoring: o que é que e como pode aumentar suas vendas

lead scoring
Já ouviu falar sobre Lead Scoring? Não se preocupe se você não sabe porque vamos explicar o que é Lead Scoring e como essa ferramenta pode ajudar os negócios da sua empresa. Ficou curioso? Então continue lendo!

O que é Lead Scoring?

Em primeiro lugar, quem trabalha com Inbound Marketing para melhorar as vendas da empresa na internet precisa entender o que é lead.

Lead é um usuário que preencheu um formulário na internet e possui intensão em comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Existem muitas maneiras para gerar leads, através de landing page, redes sociais, E-mail Marketing e outras ferramentas.

Mas o que é Lead Scoring?

Para entender o Lead Scoring, primeiro é preciso saber o que significa essa nomeação. A tradução de scoring quer dizer pontuação.

Dessa forma, Lead Scoring é um método que você utiliza para “pontuar”, ou seja, classificar os seus clientes em potencial (leads).

Geração de leads

Como é feita essa pontuação?

Existem muitos pontos que servem para classificar os leads. Eles podem ser encontrados durante a jornada de compra de cada um deles.

O perfil de cada lead também pode ser comparado com a persona da sua empresa — ajudando a classificar esse lead.

Quanto mais próximo do lead for da persona estabelecida, então ele ganha mais pontos (score).

Inclusive, as ações dele também podem contar pontos para o lead, como baixar conteúdo ou responder pesquisas, entre outros.

Como pontuar os leads?

Cada empresa de geração de lead pode criar uma pontuação de acordo com o perfil da empresa.

Porém alguns quesitos são sempre pontuados, como o estado, o cargo, entre outros.

Depois de pontuar os leads, cada um deles vai ficar classificado como um perfil, como perfila A, perfil B, perfil C e perfil D.

Como facilitar o processo do Lead Scoring?

De fato, o processo de pontuação e classificação de cada lead pode ser trabalhoso e demorada, mas já existem ferramentas que podem facilitar.

As ferramentas de automação podem diminuir o tempo de classificação e pontuação dos leads.

Veja alguns passos para atualizar o score dos seus leads:

  1. Conversão de contatos

Extraia todos os dados dos leads dos formulários preenchidos e importe. Com isso já é possível montar uma pontuação e classificar aqueles que possuem mais o perfil de comprador da sua empresa.

  1. Cargos mais atraentes

Algumas empresas tendem a separar os leads pelo cargo. As ocupações mais altas possuem grau maior de importância porque tendem a ter a renda mais alta, aumentando as chances de compra.

  1. Engajamento com a empresa

Os leads que possuem maior engajamento com a empresa podem possuir mais interesse em comprar/contratar.

Isso porque eles já possuem simpatia com perfil da sua empresa — já um ótimo passo para concluir a compra.

  1. Defina bem as pontuações do lead

É importante saber identificar quais são os pontos que devem ser levados em consideração para não perder leads com real intenção em compra.

Analise o perfil da sua empresa e dos seus clientes e monte personas. Elas vão te ajudar a encontrar as principais pontuações e, claro, o lead que quer realmente comprar/contratar.

Diante disso, agora você sabe o que é Lead Scoring e o que ele pode fazer para sua empresa. Portanto, preencha o nosso formulário e aguarde o contato dos nossos parceiros.

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