O que são leads quentes?

leads quentes
Para saber o que são leads quentes, nós do Portal SóPJ precisamos explicar o que é lead. Por isso, neste artigo, você vai entender como funciona essa estratégia de inbound marketing. Ficou interessado? Leia a nossa matéria!

O que são leads? E leads quentes?

Em primeiro lugar, antes de saber o que são leads quentes iremos contar o que caracteriza um lead.

Imagina uma pessoa que entra em uma loja física ou qualquer outro tipo de comércio.

Para os donos e funcionários dessas empresas essa pessoa é um potencial cliente.

Da mesma forma, um usuário pode entrar em um site ou página de uma empresa/marca.

Sendo assim, ele se configura como um lead — nome dado no Marketing para quem tem interesse de compra online.

Geração de leads

E o que são leads quentes?

Agora que você entendeu o que é um lead, então já pode compreender o que são leads quentes.

Existe uma escala no marketing digital que visa classificar os leads que podem realmente se tornar clientes.

Essa escala de classificação de lead é dividida em 3 nomeações:

1. Lead frio

Lead frio é aquele usuário que não sabe se precisa do seu produto/serviço e talvez não tenha entendido o que a sua empresa oferece/faz.

Portanto, cabe a você mostrar que ele precisa do seu produto ou serviço oferecido, através de estratégias de marketing.

2. Lead morno

O lead morno é aquele usuário que sabe que possui um problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo.

Sendo assim, você precisa entregar o que ele ainda não sabe que precisa para resolver o seu problema (já identificado).

3. Lead quente

O lead quente é usuário que já sabe que tem um problema e tem certeza que quer comprar um produto ou contratar um serviço para solucioná-lo.

Portanto, ele só precisa entender o que a sua empresa oferece e ter certeza que o seu produto/serviço é o que ele precisa.

Em outras palavras, um lead quente é aquele que está procurando comprar ou contratar, portanto, você só precisa mostrar que a sua empresa tem o que ele precisa.

Como identificar a classificação de um lead?

As agências de marketing sabem como nomear os leads que são gerados através das estratégias digitais.

Mas se você ficou na dúvida sobre como classificar um lead, então precisa entender a jornada de compra dos usuários.

Geração de leads

Jornada de compra

A jornada de compra é um caminho que os usuários costumam seguir para adquirir um produto ou serviço. Veja como são as etapas:

1. Aprendizado e descoberta

Nesta etapa, o usuário sabe que possui um problema ou ainda não o reconhece, já que ele tem dúvidas sobre produtos ou serviços que possam ajudá-lo.

Portanto, é preciso criar conteúdo mais abrangente (com estratégia de SEO) para explicar ao usuário o que ele precisa.

2. Reconhecimento do problema

O lead identificou o problema e começa a se interessar mais pelo assunto, a fim de encontrar respostas.

3. Consideração da solução

O lead encontrou soluções e começou a considerar algumas alternativas para solucionar os seus problemas.

4. Decisão de compra

É o momento que o lead decide comprar e procura o produto/serviço mais adequado para ele.

E aí sua empresa precisa de leads quentes? Então preencha o nosso formulário e aguarde o contato de uma empresa de geração de leads.

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