O que são leads? Como capturá-los?

o que são leads

Se você tem uma empresa, então provavelmente já ouviu falar que o marketing é a alma de todo negócio. Por isso, nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos explicar o que são leads e o que eles podem fazer pela sua empresa. Confira!

O que são leads?

Em primeiro lugar, você precisa saber o que são leads e o que eles podem fazer para o seu negócio alavancar.

Lead, em Marketing Digital, é um usuário com intenção de compra por um produto ou serviço.

Em outras palavras, os leads são potenciais clientes que demonstram interesse de alguma forma em alguma empresa.

Como gerar leads?

Você pode estar se perguntando como são gerados os leads? Como as agências de Marketing conseguem captar esses usuários na internet?

Existem várias formas de gerar leads e as agências utilizam esses meios para entregar leads qualificados aos seus clientes.

Leads qualificados são usuários com intenção de compra e com o perfil ideal que a empresa procura.

Através de iscas digitais é possível atrair os usuários e transformá-los em leads. Vamos explicar o processo de transformação, logo abaixo.

Entenda a geração de leads

Se o processo para as agências de marketing entregarem os leads para você ainda está nebuloso, então veja a explicação, a seguir.

O Inbound Marketing é o segmento no Marketing que faz a geração de leads durante alguns processos. São eles:

1. Atrair

A primeira etapa de geração de leads é a atração, ou seja, formas de atrair “desconhecidos” para um site ou página que contenha um formulário.

Como atrair? Através de posts em blogs corporativos, conteúdo SEO, redes sociais, E-mail Marketing, SMS e outros meios de captação.

2. Converter

O segundo passo procura converter os “desconhecidos” em “visitantes” com mais engajamento com a empresa.

Esse engajamento pode ser por meio de comentários ou Likes, por exemplo.

Como converter? É possível fazer a conversão através de call to action, landing pages, e-mail marketing, automação de marketing, infoprodutos e outros.

3. Vender

Nessa etapa, o visitante que fez a conversão se transforma em lead pronto para ser entregue a empresa interessada.

A empresa que comprou o lead precisa ter um time comercial capaz de converter os leads em consumidores.

Como transformar leads em consumidores? Através de ligações, reuniões, e-mails personalizados que ajudam a fechar negócio.

4. Encantar

O processo não termina quando o lead se transforma em consumidor. Isso porque as empresas precisam oferecer a melhor experiência de compra para seus clientes.

Dependendo da experiência de compra, os consumidores podem se transformar em promotores da marca.

Como transformar em divulgadores da sua empresa? Através de newsletters, entrega de conteúdos relevantes e outras formas de comunicação com o consumidor.

Por que investir na geração de leads?

Se ainda tem dúvida que essa estratégia do Inbound Marketing vale a pena, então veja precisa mudar de ideia.

Isso porque essa estratégia atrai e fideliza clientes, encurta o ciclo de venda, melhora a performance da equipe comercial, bom custo-benefício, gera autoridade, entre outras vantagens.

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