Perguntar quanto custa um lead é o mesmo que ligar numa concessionária de carro e perguntar qual o valor de um carro! Qual marca? É zero KM? Tem ar? Para uma correta precificação é necessário antes de tudo entender exatamente qual o lead desejado.
Quanto custa um lead? Quais as perguntas para precificar corretamente o lead?
Essa pergunta costuma ser frequente nas agências digitais e entre os grandes e pequenos empresários. Afinal, todo mundo quer saber quanto custa um lead. Então, para criar um orçamento é preciso usar critérios de precificação do lead. Vamos te mostrar quais são eles:
1. Capilaridade
A capilaridade é a abrangência territorial que você quer atingir. Por exemplo, se o seu produto alcança apenas São Paulo e o Rio de Janeiro, as gerações de leads só serão enviadas para esses estados. Esse critério é o único que inviabiliza a geração de leads. Ex: gerar leads só para Ribeirão Preto não faz sentido, mas para toda região Sudeste sim.
2. Quantidade de campos do formulário
Cada formulário é criado de acordo com a necessidade da empresa. Esse fator é importante para estabelecer corretamente quem você quer como cliente. Por exemplo: se você precisa de clientes de uma região exata, então necessita pedir o CEP deles. Outro exemplo é se você precisa do CPF no formulário. Esses tipos de dados específicos costumam encarecer o lead.
É válido avisar que os formulários que contém CPF, podem interferir em até 40% o custo da operação e 33% no volume da mesma. O CEP também pode atrapalhar, mas menos. Por conta das novas tecnologias, acabamos não memorizando o CEP das nossas casas ou o número de celular dos nossos entes queridos.
3. Volume de leads
O volume da geração de leads pode encarecer o preço desse tipo de serviço. Quanto maior for a quantidade de lead, provavelmente maior será o valor do mesmo. Vale lembrar que em geral, o contrato dos grandes geradores possui no máximo três faixas de valores.
Diferente dos produtos que quanto mais vende, mais barato pode ficar. Na geração de leads, quanto maior for o esforço de mídia, mais oneroso será. Por fim, vale a pena checar se o tamanho do público-alvo do seu serviço é maior que 500 mil pessoas com poder de compra. Amostras menores que isso costumam frustrar o comprador e o gerador de leads.
4. Atratividade da oferta
Para gerar um lead com boa taxa de conversão, o valor do produto precisa ser atraente para o consumidor final, normalmente chamado de usuário. É necessário oferecer vantagens que despertem o interesse de compra (muitas vezes momentânea) dos seus futuros clientes.
Você terá resultados mais positivos se o valor do seu produto for atrativo. Outro detalhe é que a geração de leads funciona melhor para serviços em comparação aos produtos.
5. Concorrência no segmento
É oportuno lembrar que o usuário está sempre ligado nas promoções dos seus concorrentes, portanto, ele irá fazer a comparação com sua oferta e poderá escolher ou não seu serviço. Dependendo do posicionamento da sua oferta e a influência da concorrência, o valor do lead pode aumentar.
As posições nas buscas (Google e Bing) também podem mostrar seu posicionamento em comparação aos concorrentes, por exemplo.
6. Ticket médio
Através da variedade de preços que seu produto pode oferecer, é possível conseguir o valor do ticket médio. Por exemplo: se uma empresa de telefonia tem 3 opções de planos, no valor de 70, 90 e 110 reais, e todos são vendidos na mesma proporção, então o ticket médio é 90 reais.
É importante que a empresa consiga oferecer planos para todas as classes sociais porque isso irá impactar no custo da geração de um lead. Se o produto é oferecido apenas para uma parcela da população, a conversão do lead ficará mais difícil e, consequentemente, ele também ficará mais caro.
Vale lembrar que se o ticket médio for muito baixo, irá inviabilizar o projeto. Por isso não vemos iniciativas para geração de leads para telefones pré-pagos, por exemplo.
7. Força da marca
Por último, para explicar quanto custa um lead, vamos explicar o critério da força da marca. O porte da empresa e o reconhecimento que ela possui no mercado são também critérios a serem levados em consideração na hora de fechar o preço para um lead. O valor de um lead será diferente para cada empresa principalmente para serviços onde a reputação da empresa é critério fundamental para a escolha.
Agora que você já sabe quais são os critérios de precificação dos leads, ficará mais fácil saber exatamente o que oferecer e pedir aos seus futuros clientes. Preencha o nosso formulário de geração de leads e faça uma simulação para o seu serviço. Não esqueça o principal: O índice de conversão é diretamente relacionado à velocidade do atendimento.
Preciso de um lead novas empresas recém abertas com telefone de contato válidos pode ser abrangência nacional ou princípais capitais
Os melhores notebooks para empresas 2021
Como escolher o melhor computador para trabalhar Com a nova onda de Home Office, muitas pessoas têm procurado por máquinas para trabalhar em suas casas,
Quais as vantagens do Pix para empresas?
Pix para empresas: Quais suas vantagens? Com o Pix para empresas, é possível receber de seus clientes diretamente na conta em tempo real. Quem tem
Veja como um gerenciador financeiro pode ajudar sua empresa a decolar!
Para que serve um gerenciador financeiro? Às vezes, não é fácil controlar as despesas, com tanta coisa acontecendo isso pode ser uma tarefa complicada. Portanto,
Qual a melhor plataforma de criação de sites
Os 5 melhores criadores de sites Nos dias de hoje, estar presente na internet é quase que obrigatório para competir com seus concorrentes. Estar presente
Saiba como ganhar dinheiro com TikTok
4 maneiras de ganhar dinheiro com o TikTok Apesar do rápido desenvolvimento, o TikTok teoricamente ainda é recente e precisa investir em formas atraentes de conquistar novos usuários. Nesse caso, a
Como montar uma estação de trabalho para Home Office
5 dicas para melhorar sua estação de trabalho Com a atual situação do novo coronavírus, o COVID-19, muitas empresas começaram a adotar o modelo de Home