Member Get Member: o que é e como funciona?

member get member

Uma nova estratégia de Marketing está se tornando um sucesso nas empresas: o Member Get Member. Por isso, nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos contar tudo sobre essa estratégia para vocês. Confira, logo abaixo!

Member Get Member: o que é?

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é Member Get Member e como funciona essa estratégia na prática.

Traduzindo ao pé da letra, as palavras inglesas Member Get Member significam “membro obtém membro”.

Porém, no marketing digital, Member Get Member se refere ao programa de indicação — o qual uma pessoa engajada com a sua marca indica para outra pessoa.

Como funciona o Member Get Member?

Na prática, o Member Get Member é realizado por empresas que ganham novos clientes através da indicação de alguém.

Por outro lado, o cliente que fez a indicação irá ganhar uma recompensa — que pode ser uma promoção, um brinde da empresa, um desconto, um acesso exclusivo para algum evento, entre outros presentes.

Não é tão simples criar esse tipo de estratégia que oferece recompensa. Isso porque é preciso criar um planejamento e acompanhamento constante para consultar os resultados.

O MGM (Member Get Member) precisa oferecer uma recompensa que desperte a vontade dos clientes e, ao mesmo tempo, a empresa precisa ter retorno de novos clientes.

Diversas empresas conseguem soluções através de terceirização, conseguindo resolver os problemas de gerenciamento. 

Isso funciona muito bem, entretanto vale a pena falar que tanto o time de vendas quanto o time de marketing devem estar caminhando juntos, para que saibam exatamente como funciona a estratégia Member Get Member. 

É bom lembrar também que o time de vendas precisar estar alinhado com relação a abordagem dos novos leads que vieram através do Member Get Member, pois como surgiram por indicação, podem ser um público diferente. 

A vantagem de utilizar a estratégia Member Get Member é que, quando o seu cliente se torna a sua melhor ferramenta de venda, isso aumenta a confiabilidade no seu produto ou serviço, melhorando os resultados da sua empresa. Além disso, é bem mais em conta do que a publicidade convencional. 

Entretanto, somente o Member Get Member não será a solução para todos os seus objetivos, ele deve fazer parte do seu conjunto de estratégias. 

Afinal, o sucesso da sua campanha vai depender da experiencia que o comprador terá com o seu produto ou serviço. Então a sua venda, atendimento e suporte devem estar em sinergia. 

Marketing de Recomendação (Referral)

Esse tipo de marketing acredita que as recomendações podem alterar a captação de novos clientes.

Isso porque as opções em todos os segmentos são diversas e no campo online se torna mais difícil a escolha dos usuários.

Então o que poderia ser feito para que o cliente escolha a sua empresa ao invés da concorrência? Se um conhecido recomenda para outra pessoa, então as chances de escolher a sua são maiores.

Nesse seguimento, o papel do profissional de marketing é aumentar as recomendações, garantindo que várias pessoas falem sobre os produtos e serviços.  

Isso requer a realização de algumas ações para incentivar o cliente. O maior desafio é assegurar-se de que essas interações sejam o mais natural possível, uteis e relevantes.

Segundo pesquisa da Nielsen, 74% dos clientes consideram a recomendação de um amigo ou familiar um fato importante na decisão da compra/contratação.

A pesquisa da McKinsey também revela que um consumidor tem 50 vezes mais chances de comprar um produto se ele for recomendado por amigos próximos ou alguém da família.

Cases de sucesso

Já existem grandes empresas utilizando o marketing de recomendação para atrair mais clientes, como o cada da Uber e Airbnb.

A empresa de aplicativo de viagens, Uber, oferece um código para presentear os amigos na quando realizam a primeira viagem.

Além disso, a Uber também dá desconto quando você indica o aplicativo para algum amigo ou conhecido.

Já a Airbnb, empresa de hospedagem, oferece um valor em créditos para o amigo que você indicar e, quando ele usar, você receberá um valor para ser utilizado com hospedagem.

Dessa forma, os três lados saem ganhando: a empresa, o cliente e amigo indicado.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um grupo de ações realizadas pela empresa com o objetivo de desenvolver um relacionamento positivo e duradouro com os seus clientes. 

Isto é, a estratégia de Member Get Member necessita de um bom marketing de relacionamento para ter sucesso.

É importante manter um bom relacionamento com seus clientes para que eles se tornem fãs da sua empresa e indiquem para outras pessoas.

Esse é o quesito mais importante e primordial para dar início ao marketing de relacionamento.

Enfim, agora você sabe o que é e como funciona o Member Get Member. Ficou interessado? Então preencha o formulário e aguarde o contato de uma empresa especializada nessa estratégia.

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