O que é SEO? Entenda como funciona a otimização de sites no Google

Entenda o que é SEO e como essas práticas podem impulsionar seu site

SEO (Search Engine Optimization) o que é e como funciona?

Entenda como esse conjunto de técnicas pode fazer com que seu site dispare nas posições nos mecanismos de pesquisa


O que é SEO?

Precisamos falar sobre SEO, a maneira de ter relevância nos mecanismos de busca, sem utilizar ferramentas como o Google Ads.

SEO significa Search Engine Optimization, portanto, otimiza os mecanismos de busca.

Atualmente, o SEO tem recebido grande destaque graças ao aperfeiçoamento que essas técnicas trazem ao seu site.

E o melhor, de forma totalmente gratuita, ou seja, você gera tráfego orgânico para seu site ou blog.

A grande diferença entre o SEO e as ferramentas de anúncio está no progresso até sua página receber destaque.

Com uma ferramenta como o Google Ads, você tem um resultado mais imediato, por meio de um leilão.

Mas, com o SEO você tem uma melhor consolidação quando atinge a primeira página, por exemplo.

Isso porque, quando você produz conteúdode qualidade, o “robô do Google” considera aquele conteúdo relevante.

Mas não basta apenas criar um conteúdo de qualidade, afinal, não é com apenas um conteúdo que você começará a ranquear.

O processo é lento e você precisa manter um bom ritmo de postagens para se manter relevante.

Qual é o tipo de conteúdo ideal?

O tipo de conteúdo vai depender do tipo de público que você quer atingir e dos detalhes do seu produto ou serviço.

Antes de começar a produzir seu conteúdo, é importante fazer algumas definições que vão te auxiliar na produção.

É importante definir o público com quem vai lidar, por meio da criação de uma persona, por exemplo.

Ao saber com qual tipo de público está lidando, você pode decidir como o conteúdo será desenvolvido.

Suponhamos que seu público seja jovem. Sendo assim, você terá maior liberdade para escrever de uma maneira mais “leve”.

Já no caso de um público mais velho, essa liberdade pode ficar um pouco de lado, perdendo o lugar para a seriedade.

O assunto deve ser abordado da forma correta, de acordo com o tema do conteúdo criado.

Como ranquear meu conteúdo?

O ranqueamento dos textos é baseado em palavras-chave, sendo assim, você terá que criar conteúdo relacionado às palavras-chave que desejar ranquear.

Ao criar conteúdo, como textos ou vídeos, seu foco terá que ser em palavras e assuntos específicos.

Vamos usar conteúdos em texto como exemplo, por serem mais comuns e frequentes em sites.

É importante focar na palavra-chave e criar uma boa relação semântica entre as palavras presentes no texto.

Ou seja, não é necessário que você repita a palavra-chave diversas vezes para ranquear o seu texto.

Apenas escrevendo sobre o assunto, com palavras que se relacionam, você consegue uma melhor credibilidade aos olhos do mecanismo de busca.

Isso porque o mecanismo consegue identificar quando o tema do texto está bem desenvolvido, sem muitas repetições.

É sempre importante lembrar que o exagero de palavras-chave pode fazer com que seu site receba uma má reputação.

É preciso, acima de tudo, ter paciência e esperar pelos resultados de forma um pouco mais devagar.

Quais as melhores ferramentas de SEO?

Outro passo importante para obter sucesso na hora de ranquear seus conteúdos está no uso das ferramentas de SEO.

Existe um grande leque de opções eficientes para otimizar o seu trabalho com produção de conteúdo.

Graças a grande quantidade de opções, daremos exemplos de ferramentas que certamente não irão decepcionar.

Entre as ferramentas, existem opções que servem para buscar, identificar e analisar termos que podem ser bem aproveitados.

SEMrush

O SEMrush é uma das ferramentas mais utilizadas entre as pessoas que tem o SEO como foco.

A ferramenta faz uma análise geral do seu site, pesquisa orgânica e até fornece uma lista de palavras-chave.

Essa lista conta com volume de pesquisa mensal, resultados no SERP, palavras-chave relacionadas, e variações da palavra-chave desejada.

Apesar de ser uma ferramenta muito boa, é importante lembrar que essa ferramenta é paga.

Existem pacotes mensais e anuais, com preços diferentes para cada um.

Keyword Tool

O Keyword Tool é uma ferramenta que fornece variações de palavras-chave que você decidir utilizar.

A lista é bastante extensa e é útil para encontrar uma grande variedade de palavras, incluindo long tails.

A ferramenta é gratuita e a análise é um pouco superficial e não inclui os volumes de busca como no caso do SEMrush.

Yoast SEO

O Yoast SEO é uma ferramenta um pouco diferente das demais citadas.

Essa ferramenta presta auxílio na hora da postagem do conteúdo, no caso de blogs em WordPress, por exemplo.

Se trata de um plugin que analisa o conteúdo, mostra quais pontos devem ser aperfeiçoados e a média de qualidade do texto.

A qualidade dos textos são: “Precisa melhorar, OK e bom”.

Essa ferramenta tem um modo gratuito, ou seja, é ótimo para projetos sem muito investimento.

Existe também uma versão paga que oferece alguns recursos exclusivos, auxiliando na otimização de palavras-chave relacionadas ao tema.

Como foi dito acima, não é necessário repetir palavras-chave, portanto, essa ferramenta te dará uma visão mais aperfeiçoada sobre isso.

Pronto para aplicar essas técnicas?

Viu como o SEO pode trazer benefícios para sua empresa? Está pronto para começar a produzir conteúdo? 

Utilize das dicas do nosso post e comece a ranquear seu site nas primeiras páginas do Google!

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Esse conteúdo foi patrocinado por B4B Ventures, para saber mais acesse o site: www.b4b.ventures.

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