Minha empresa precisa pagar vale alimentação?

pagar vale alimentação

Se você é empresário e possui funcionários, então já pode ter se perguntado: “Eu preciso pagar vale alimentação? É obrigatório? Como funciona?”. Fica tranquilo porque nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas, vamos tirar todas suas dúvidas. Confira!

Minha empresa precisa pagar vale alimentação?

A questão “minha empresa precisa pagar vale alimentação?” é muito buscada na internet porque muitos empresários querem saber a resposta certa.

Na verdade, perante a lei, as empresas não são obrigadas a pagar vale refeição ou alimentação.

Mas, então, porque elas pagam? Se essa foi sua pergunta seguinte, então precisa ler nossa matéria com os motivos para oferecer o benefício alimentício para seus colaboradores.

Em alguns casos, as empresas acreditam que é um incentivo e um ótimo benefício para atrair profissionais capacitados.

Porém, em outras situações, algumas categorias possuem convenções e acordos coletivos que garantem o direito do benefício relacionado à alimentação aos trabalhadores.

benefícios

Vale alimentação e refeição: como funciona?

Agora que você sabe que não é obrigatório pagar vale alimentação para os funcionários, então pode entender melhor como funciona.

Em primeiro lugar, é importante saber a diferença entre vale alimentação e vale refeição.

O primeiro é destinado às compras em estabelecimentos comerciais, já o segundo é destinado para consumo imediato em restaurantes, lanchonetes, padarias e outros.

É possível oferecer um dos dois ou ambos, dependerá da preferência da empresa e da estrutura que ela possui, caso opte para os funcionários fazerem suas refeições na empresa.

PAT (Programa de Alimentação ao Trabalhador)

Uma das maiores vantagens ao oferecer o vale alimentação ou refeição para os colaboradores é que a empresa fica isenta de encargos sociais sobre os valores dos benefícios concedidos.

Existem algumas modalidades que são aceitas no cadastramento do PAT, como Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresa sem fins lucrativos, entre outras.

Para se cadastrar, basta acessar o site do Ministério do Trabalho, buscar pelo ícone do “PAT online cadastro” e efetuar sua inscrição preenchendo o formulário.

Se a sua empresa possui CNPJ ou se apresenta como pessoa física matriculada no CEI (Cadastro Específico do INSS) e tem um ou mais funcionários, então pode se cadastrar no PAT.

Qual empresa de benefícios escolher?

Existem algumas empresas de benefícios que podem ser escolhidas pela sua empresa. As mais conhecidas são: Alelo, Sodexo, Ticket e VB Alimentação.

Analise as vantagens de cada empresa e escolha aquela que melhor atender as suas necessidades.

Aqui no Blog já fizemos matérias mostrando as vantagens dessas empresas de vale alimentação e refeição.

benefícios

Afinal, vale a pena oferecer benefício ao trabalhador?

A resposta é sim! Existem vários benefícios para sua empresa e seus funcionários que só tendem a melhorar o seu negócio.

O funcionário irá melhorar a alimentação durante o trabalho, além de aumentar a satisfação com a empresa.

Já a empresa irá notar o aumento da produtividade porque os funcionários estão mais estimulados com o benefício.

Além de ganhar isenção do imposto devido, entre outras vantagens que a empresa pode adquirir.

Enfim, agora você sabe como pagar vale alimentação para seus funcionários. Ficou interessado? Então preencha o formulário e aguarde o contato de uma empresa do setor.

Aproveita e veja outros serviços que a sua empresa pode adquirir no nosso site: https://www.sopj.com.br/.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário