Refeição no local X vale refeição: qual a melhor opção?

vale refeição

Sabemos que o alimento é um dos principais combustíveis para manter nosso corpo funcionando. Sem ele não podemos trabalhar, caminhar, passear ou fazer qualquer atividade. Por isso, para você empreendedor, nós iremos contar o que é preciso saber para oferecer refeição no local ou vale refeição. Confira!

Refeição no local x vale refeição

Todo empresário, na hora de escolher a melhor forma de fornecer a alimentação aos seus funcionários já ficou na dúvida entre refeição no local e vale refeição.

Qual a melhor opção? Veja as informações básicas dessas duas opções de benefícios para os seus colaboradores, logo abaixo.

Refeição no local

A refeição no local do trabalho precisa ser aderida conforme os padrões exigentes da lei.

Não basta apenas ter um refeitório no ambiente de trabalho e fornecer as refeições. É preciso seguir algumas regrinhas, conforme citadas abaixo.

  1. Fiscalização

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) fiscaliza a refeição no local de trabalho por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

É necessário estar de acordo com as exigências estipuladas pelo programa. Portanto, será necessário contratar nutricionistas para produzir as refeições diárias. Isso é o que a lei 6.321/1976 estipula.

Dessa forma, as empresas ficam responsáveis pelo serviço de nutrição do almoço ou jantar dos funcionários — dependendo do expediente de trabalho.

  1. Espaço do ambiente para refeição

A mesma lei estabelece que será necessário um ambiente exclusivo para refeitório dentro das instalações da empresa.

Caso a empresa possua mais de 30 e menos de 300 colaboradores, então ficará a cargo da empresa garantir conforto durante as refeições.

benefícios

  1. Escolha da modalidade da refeição

Existem 2 possibilidades que a empresa pode optar para fornecer refeição no local de trabalho: serviço próprio ou contratação de empresa terceirizada de alimentação coletiva.

Vale refeição

O vale refeição é um benefício que fica a cargo das empresas oferecem aos seus funcionários. Já listamos aqui algumas vantagens ao oferecer esse meio de pagamento para refeições.

Veja o que você precisa saber ao optar pelo vale refeição.

  1. Adesão ao PAT

O primeiro passo a ser dado depois que você optar por vale refeição é fazer a adesão do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Esse programa governamental oferece vários benefícios para o empregador, inclusive desconto de 4% no Imposto de Renda devido.

  1. Valores justos

Procure oferecer um valor justo de vale refeição para os seus funcionários, de acordo com a localização.

Avalie o valor médio de cada região, de acordo com uma pesquisa realizada pela Dieese, clicando aqui.

  1. Escolha bem a empresa de benefícios

Analise o mercado antes de contratar uma empresa de serviço de benefícios. Leia nossa matéria com as melhores empresas de vale-refeição.

Verifique a cobertura de cada empresa, de acordo com a localização do seu negócio. E, claro, veja as vantagens que ela oferece para você.

Mas, afinal, refeição no local ou vale refeição?

De fato, a opção do refeitório nas instalações de trabalho pode ser mais complicada. Já a escolha pelo vale refeição vai oferecer mais praticidade no dia a dia da sua empresa.

Porém, analise pontos citados acima e escolha a melhore opção para o seu negócio.

Então, vai escolher refeição no local ou vale refeição para seus funcionários? Conte nos comentários. Se ficou interessado no serviço de benefícios preencha o nosso formulário e aguarde o contato de um dos nossos parceiros.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário