6 dicas para recrutamento e seleção de pessoas

recrutamento e seleção de pessoas
Toda empresa precisa ter uma pessoa ou equipe responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas. Mas como conseguir fazer uma boa contratação que traga bons funcionários para sua empresa? Nós do Portal SóPJ vamos dar algumas dicas!

O que é recrutamento e seleção de pessoas?

Se você não sabe o que é recrutamento e seleção de pessoas não tem problema porque se seguir nossas dicas pode se sair muito bem nessa missão.

Geralmente, a área de Recursos Humanos é responsável pela prospecção dos candidatos para escolher os colaboradores perfeitos para a empresa.

Mas como escolher a melhor opção? Algumas técnicas e reações comportamentais podem facilitar essa escolha. Veja quais são, logo abaixo.

1. Desenvolva o anúncio da vaga

Um dos grandes erros na hora de contratar um profissional é não saber divulgar a vaga com as especificações e objetivos que a empresa precisa.

É muito importante desenvolver um bom job description (descrição do emprego) para não ter erros na hora de entrevistar o candidato.

Se você souber exatamente o que procura irá ficar mais fácil encontrar o colaborador.

2. Triagem

Depois da divulgação da vaga você poderá receber vários currículos e, por conseguinte, terá que fazer uma triagem dos currículos.

Essa fase antes da entrevista é essencial. Não são todos os currículos recebidos que terão o perfil da vaga.

Portanto, analise com atenção cada perfil e separe aqueles que mais se aproximam ao que você procura.

3. Entrevista

É chegada a hora mais importante para o preenchimento da vaga: as entrevistas com os candidatos.

O selecionador precisa estar preparado para fazer as perguntas certas aos candidatos, a fim de encontrar o melhor profissional para o preenchimento da vaga.

Pergunte sobre suas experiências, competências e histórico de vida e carreira. Faça questões sobre como ele agiria em situações cotidianas da sua empresa.

4. Dinâmica de seleção

Muitas empresas gostam de fazer uma dinâmica de seleção para analisar fatores que não são possíveis observar na entrevista, como liderança, criatividade, comunicação e outros.

Portanto, crie uma dinâmica que faça os candidatos mostrarem algum traço na personalidade que a vaga exige.

Se o profissional da vaga precisa trabalhar em equipe, então crie uma dinâmica que demonstre as ideias e ações dos candidatos em trabalhos em grupos.

5. Provas e testes

Além da entrevista e dinâmica, também é possível realizar testes escritos ou oratórios com os candidatos.

Os testes podem ser feitos para perceber a proficiência dos candidatos em algum assunto ou estudo, como o inglês ou espanhol.

Além disso, testes de redação para verificar a escrita ou testes de vendas, se forem necessários para a vaga.

6. Defina o candidato

Depois de cada fase realizada é chegada a hora do recrutador (que tenha participado de todas as fases) escolha o profissional para a vaga.

Quando decidir o melhor perfil entre em contato com ele e informe a aprovação em todas as fases.

Se o escolhido aceitar a proposta de trabalho, então informe os outros participantes que a vaga foi preenchida, mas que guardará o contato para futuras oportunidades.

E aí? Sua empresa tem recrutamento e seleção de pessoas? Conte nos comentários! Se quer receber o contato dos melhores fornecedores, então clique aqui!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário