6 tipos de testes para recrutamento para empresas

como funciona link dedicado
As empresas, especificamente a área de Recursos Humanos, possuem um grande desafio: contratar as pessoas certas. Mas como conseguir contratar o melhor candidato? Nós do Portal SóPJ vamos mostrar alguns tipos de testes para recrutamento e seleção para você utilizar nas entrevistas da sua empresa.

Os tipos de testes para recrutamento

Existem alguns tipos de testes para recrutamento que podem te ajudar na seleção de bons candidatos e retenção dos talentos.

Sem dúvida, esses testes não podem garantir 100% que você acertou na escolha, mas eles podem contribuir bastante na hora de escolher.

Portanto, se você não sabe quais são os testes universais que podem ser feitos para diferentes cargos, veja nossa seleção abaixo.

empregos

1. Provas de raciocínio

Chamada de Bateria de Provas de Raciocínio (BPR), esse tipo de teste ajuda a entender como o candidato pensa logicamente.

Em todas as áreas, os funcionários precisam em algum momento resolver problemas de maneira lógica e, portanto, precisam ter capacidade para isso.

Essa é uma forma de verificar a orientação vocacional do candidato, afim de identificar se o profissional é o mais indicado para a vaga.

2. Teste de escrita

De fato, não são todos os cargos que exigem que o profissional escreva textos, e-mails, apresentações e outros.

No entanto, se for um dos requisitos para a vaga, então é primordial que você aplique um teste de escrita.

Além disso, se você quer ver o poder de argumentação do profissional coloque um tema relacionado à vaga para identificar a linha de raciocínio.

3. Teste de Competência Técnica

Esse é um dos testes mais importantes para preencher qualquer tipo de vaga. Isso porque ele identifica o quão preparado o candidato está para ocupar o cargo.

Você pode aplicar questionários sobre o conhecimento técnico, acadêmico e profissional sobre o cargo em aberto.

Algumas profissões exigem que o candidato realize testes de peças gráficas, se for um design, por exemplo.

4. Dinâmica em grupo

As dinâmicas de grupo são necessárias se você quer analisar o comportamento dos candidatos ao falar em público, por exemplo.

Elas também são ótimas para analisar trabalhos em equipe, principalmente se você está buscando por um profissional que será gestor ou chefe de uma área.

Se você procura por uma habilidade ou característica profissional, as dinâmicas são os melhores métodos para analisar a personalidade dos candidatos.

empregos

5. Inventário de Sintomas de Stress

Algumas profissões exigem uma saúde psicológica dos profissionais para realizar determinadas tarefas.

Neste caso, o recrutamento precisa ser minucioso e merece uma atenção especial. Você pode aplicar o teste do Inventário de Sintomas de Stress (ou Teste de Lipp) que indica o nível de estresse em adultos.

Se os resultados demonstrarem um nível de estresse elevado, então pode acarretar em problemas posteriores. O ideal é declinar a contratação.

6. Teste de idioma

Atualmente, ter ao menos inglês é requisito obrigatório. Ainda mais se for exigência para um determinado cargo.

Portanto, se a vaga exige um idioma específico — mesmo que o candidato coloque no currículo que possui — ainda é necessário fazer um teste pessoalmente.

Enfim, quais dos tipos de testes para recrutamento você mais gostou? Conte nos comentários! Aproveita e preencha o nosso formulário para receber um contato de uma empresa do segmento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário