Passo a Passo: Como declarar imposto de renda MEI

Como declarar imposto de renda

Como declarar imposto de renda MEI? Veja o passo a passo

Saiba como declarar imposto de renda MEI sem sair de casa!


O que é MEI?

Antes de saber como declarar imposto de renda MEI, entenda melhor sobre.

O MEI (Microempreendedor individual) foi elaborado no Brasil para possibilitar que os trabalhadores informais estejam dentro da legalidade. Além disso, também foi desenvolvido para proporcionar uma formalização com uma carga tributária menor.

Desde 2009, é possível que pessoas consigam abrir uma empresa, obter um CNPJ e emitir notas fiscais, tudo com mais facilidade.

Evitando diversos processos burocráticos, a necessidade de um contador e livro-caixa, além do pagamento simples e mais barato dos impostos.

Para se considerado MEI, o empreendedor não pode ter um faturamento anual maior que R$ 81 mil, e só pode ter apenas um funcionário.

Se o faturamento anual for maior que R$ 81 mil, o MEI será convertido micro, pequena, média ou grande empresa, e consequentemente os valores dos impostos serão equivalentes.

Como declarar imposto de renda MEI?

O MEI (microempreendedor Individual) desempenha dois papeis, o de pessoa jurídica e o de pessoa física, e os dos papeis envolvem obrigações, como a declaração de imposto de renda.

Como pessoa jurídica, além do recolhimento mensal, o MEI também precisa entregar a Declaração Anual Simplificada do MEI (DASN-SIMEI).

Mas como pessoa física, você terá que apresentar a sua Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) e, se o lucro recebido em sua atividade, seja superior ao limite estabelecido pela legislação, você provavelmente será tributado.

Passo a passo para declarar imposto de renda MEI

Confira o passo a passo e saiba como declarar imposto de renda MEI:

1. Passo

Tenha em mãos todos os relatórios mensais das receitas brutas que você preencheu, e os que você anexou as notas fiscais de serviços tomados e mercadorias adquiridas por sua empresa, assim como, as notas ficais emitidas pelos serviços e vendas realizados por sua empresa.

Essas informações serão uteis para que você consiga preencher a DASN.

2. Passo

Acesse o programa de Declaração Anual Simplificada – DASN-SIMEI.

Mas para isso, existem duas maneiras de acessar, pelo site da Receita Federal ou pelo Portal do Empreendedor.

Quando estiver na página do Simples Nacional, vá na aba “Simei – Serviços” e clique em “Cálculo e Declaração.

3. Passo

Após o passo anterior, outra tela aparecerá, ai é só clicar em “DASN – SIMEI- Declaração Anual para MEI” para ter acesso à declaração. 

Depois será necessário informar seu CNPJ e o código de segurança que o próprio site solicita. 

Outra tela aparecerá, com um pequeno formulário para preencher, na linha Original, informe o ano-calendário a que se refere a declaração e em seguida, clique em continuar. 

4. Passo

Você irá informar:

  • A receita bruta total recebida no ano, ou seja, tudo que você vendeu no ano.
  • A receita bruta total, referente as atividades sujeitas a ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), isto é, revenda de mercadorias, venda de mercadorias industrializadas por sua empresa e serviço de transporte intermunicipal e interestadual. Mas se não for indústria, comércio ou transportador intermunicipal e/ou interestadual, não será necessário preencher esse campo.
  • Informar se possui ou não um empregado e em seguida clicar em continuar

5. Passo

Em seguida será exibido uma página, com os meses do ano que se refere a DASN-SIMEI, e a informação do pagamento dos tributos.

Veja se os dados estão corretos em cliquem no botão “Transmitir”.

Pronto sua Declaração Anual foi entregue.

6. Passo

Último passo, mas não menos importante, imprima e salve em seu computador o Recibo da Declaração.

Nesse recibo constarão as informações prestadas, data e hora da transmissão para a Receita Federal e um número de controle.

Então, agora você sabe como declarar imposto de renda MEI.

Enfim, ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui em baixo e não esqueça de curtir e compartilhar em suas redes sociais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário