4 motivos para fazer pesquisa de mercado online

fazer pesquisa de mercado online

Entender como as pessoas pensam sobre seu negócio é uma ótima maneira de saber se está no caminho certo. Além disso, entender qual a percepção que as pessoas têm da sua empresa pode ajudar a melhorar muitos pontos do seu negócio. Por isso, veja porquê fazer pesquisa de mercado online!

Por que fazer pesquisa de mercado online?

Nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos mostrar os motivos e como fazer pesquisa de mercado online.

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é pesquisa de mercado e o que ela serve para o seu negócio.

Uma pesquisa de mercado é a coleta de informações que visa identificar os problemas da empresa e/ou dos seus produtos e serviços.

Essa pesquisa é muito utilizada no mundo do marketing para definir estratégias para o negócio ser um sucesso através dos 4Ps do Marketing. Saiba mais sobre eles, logo abaixo.

pesquisa de mercado

Os 4Ps da pesquisa de mercado

Os 4Ps do Marketing utilizados na pesquisa de mercado, são: produto, promoção, preço e praça.

Produto: identificar se a empresa irá trocar os produtos e as estratégias para desenvolvimento deles, como embalagem e outras características.

Preço: qual será o valor de um serviço ou produto novo que a empresa irá lançar? Ou, ainda, ser terá algum desconto ou promoção.

Praça: como será a distribuição até os seus clientes? Quais serão os pontos de venda? As diferenças entre as lojas físicas e online também precisam ser levadas em conta.

Promoção: está relacionado com as estratégias para promover o seu produto ou serviço. O tipo de linguagem, quando promover e toda comunicação a ser feita.

Afinal, por que fazer pesquisa de mercado online?

Agora que você sabe que a pesquisa de mercado é uma coleta de dados levantados através dos 4Ps do Marketing, então precisa saber os motivos para fazê-la. E porquê online?

Existem algumas razões que vão fazer você investir na pesquisa de mercado online. Veja quais são, abaixo.

1. Rapidez

Utilizar a tecnologia a favor do seu negócio é uma ótima forma de realizar uma pesquisa de mercado.

Você pode disparar um questionário e começar a obter resultados em poucas horas depois do envio, por exemplo.

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2. Preço mais em conta

Sem dúvida, o preço da pesquisa online é mais acessível que o método tradicional que utiliza pessoas e telefones.

O processo todo online possui um valor muito abaixo da pesquisa de mercado de campo ou por ligações por telefone.

3. Segmentação de perfil

As empresas de pesquisa de mercado online oferecem ferramentas de segmentação para escolher quem irá responder o seu questionário.

Dessa forma, a sua pesquisa de mercado será respondida por pessoas com o perfil exato que você precisa para desenvolver estratégias para seu negócio.

4. Acompanhamento em tempo real

Você não precisa esperar a pesquisa online terminar para começar a ter as primeiras ideias para desenvolver um produto ou uma estratégia de marketing, por exemplo.

Ao passo que as pessoas respondem seu questionário, você vai coletando as informações e formulando estratégias.

Enfim, esses são só alguns motivos para fazer pesquisa de mercado online. Ficou interessado? Então preencha o formulário e aguarde o contato de uma empresa do segmento.

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