O que é pesquisa de mercado?

o que é pesquisa de mercado

Se você quer entender (de uma vez por todas) o que é pesquisa de mercado, então está no lugar certo. Nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos passar todas as informações que você precisa saber. Confira, logo abaixo!

O que é pesquisa de mercado?

Em primeiro lugar, você precisa saber o que é pesquisa de mercado para empresas.

De fato, esse tipo de pesquisa coleta informações junto com o consumidor ou fornecedor para que a empresa tenha orientação para tomar decisões ou solucionar problemas.

Se a sua realização é bem-sucedida, então a pesquisa oferece informações importantes que fazem o empreendedor tomar decisões mais corretas.

pesquisa de mercado

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Para ter uma noção de como funciona o ideal é ver o passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado, a seguir.

1. Objetivo da pesquisa

O primeiro passo a decidir é qual a finalidade da sua pesquisa de mercado. Qual é questão principal que você quer descobrir.

2. Público-alvo

Para quem sua pesquisa será realizada? Para os consumidores? Para os fornecedores? Para os concorrentes? Para quem?

É importante saber o perfil do público da pesquisa para levantar informações a partir de características sócias demográficas ou comportamentais.

3. Amostra da pesquisa

A amostra da pesquisa de mercado define quantas pessoas vão responder às perguntas.

4. Questionário

Esse é o momento para criar as perguntas que estarão presentes no questionário e feitas para seu público-alvo.

Portanto, especifique as perguntas para não receber respostas genéricas que não trarão informações importantes para você.

5. Aplicando o questionário

Como serão feitas as perguntas? Por telefone ou presencialmente? Essas perguntas precisam ser respondidas para dar início ao questionário.

A aplicação do questionário presencialmente possibilita a realização das perguntas e outras questões, dependendo das impressões.

Já a pesquisa por telefone é mais rápida, mas pode apresentar algumas dificuldades no seu decorrer — como desentendimento de algumas respostas.

6. Análise dos resultados

Depois de colher os dados, é hora de cruzar informações, elaborar tabelas e gráficos para analisar os resultados.

Faça um relatório com as informações coletas e análise para gerar insights ou soluções para o qual foi feita a pesquisa.

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Afinal, quais as vantagens da pesquisa de mercado?

Agora que você sabe o que é e como fazer uma pesquisa de mercado, então pode ver quais são as vantagens de apostar nesse tipo de pesquisa mercadológica.

Perfil do cliente: você descobrirá aspectos quantitativos e qualitativos, características comportamentais, renda e outros detalhes.

Saiba sobre seus concorrentes: a pesquisa de mercado possibilita que você entenda a estratégia dos concorrentes e observe os pontos fortes e fracos deles.

Analise seus fornecedores: a pesquisa ajuda a observar as empresas fornecedoras que oferecem seus produtos e serviços no seu segmento.

Percepção de mercado: você terá uma visão ampla do mercado que a sua empresa atua e absorverá o que for compatível com a sua empresa, sem dúvida.

Público definido: um grande erro de muitas empresas é não entender bem seu público-alvo. Para em tender as necessidades do seu cliente, primeiro você precisa saber quem ele é.

Enfim, agora você sabe o que é pesquisa de mercado, como fazer e quais suas vantagens. Ficou interessado? Então preencha o formulário e receba um contato de uma empresa de pesquisa de mercado.

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