Para que serve a pesquisa de mercado? Descubra aqui!

para que serve a pesquisa de mercado

Você sabe para que serve a pesquisa de mercado? Nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas, vamos explicar a finalidade desse tipo de recurso para o seu negócio. Confira, logo abaixo!

Para que serve a pesquisa de mercado?

Muitos empresários, de pequenos a grandes, não sabem para que serve a pesquisa de mercado. Mas vamos tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, agora!

Em primeiro lugar, é importante saber o que configura uma pesquisa de mercado.

Esse tipo de pesquisa coleta dados importantes que facilitam as tomadas de decisões do seu negócio.

Dessa forma, a margem de erro diminui e as chances de acertos aumentam.

Como criar uma pesquisa de mercado?

Não existe uma única fórmula para fazer pesquisa de mercado, mas algumas técnicas podem ajudar.

Os dados são capturados de forma discreta, sem atrapalhar o lançamento de algum produto ou serviço.

Existem 2 fontes de pesquisa:

Fonte de dados primários: nesse caso, uma empresa é contratada especialmente para coletar e analisar os dados.

Fonte de dados secundários: dados já coletados para serem analisados por terceiros, como guias, relatórios, materiais de referência e outros.

O que você precisa para fazer uma pesquisa de mercado?

• Saber seu público-alvo;
• Fazer análise do lançamento;
• Análise de mercado;

Dados importantes para pesquisa de mercado

De fato, existem algumas informações que são fundamentais para o desenvolvimento de uma pesquisa de mercado. São elas:

Dados demográficos:

• Idade;
• Sexo;
• Renda;
• Ocupação;
• Religião;
• Raça;
• Instrução escolar;
• Classe social;
• Dados demográficos;
• País;
• Localização.

Dados psicográfico:

• Líder ou comandado;
• Extrovertido ou introvertido;
• Busca alguma realização ou status;
• Independente ou dependente;
• Conservador, liberal, tradicional ou progressista;
• Consciente ou egocêntrico.

Comportamento de consumidor:

• Taxa de uso do produto;
• Benefícios procurados;
• Métodos de uso;
• Frequência de uso;
• Data da última compra/uso do produto;
• Frequência de compra.

Mas, afinal, para que serve a pesquisa de mercado?

Agora que você já sabe o que é e como fazer uma pesquisa de mercado, então, vamos ao que interessa! Para que serve a pesquisa de mercado?

1. Conhecer o perfil do cliente

Conhecer o perfil do cliente ajuda a desenvolver um produto/ serviço que entregue o que ele quer.

2. Saber como funciona a concorrência

Entender os erros e acertos da concorrência pode trazer informações importantes para sua pesquisa de mercado — aumentando suas chances de sucesso.

3. Entender o mercado

Esse tipo de pesquisa ajuda a ter uma noção de como está funcionando o mercado no segmento da sua empresa.

Dessa forma, você conhece tendências, preços, analisa a performance dos produtos e serviços, entre outros fatores que podem colaborar com o seu negócio.

4. Novas oportunidades de negócios

Através de uma pesquisa de mercado é possível identificar novos segmentos, que talvez não estão atendendo a demanda/desejo das pessoas.

Além disso, podem surgir novos mercados que não foram ainda explorados pelo mundo empresarial.

Conclusão

Assim sendo, diante dessas informações e agora que você sabe para que serve a pesquisa de mercado, é hora de colocar o que aprendeu em prática!

Então, agora já sabe para que serve a pesquisa de mercado! Aproveite e encontre os melhores fornecedores do mercado e faça já um orçamento. Portanto, preencha o formulário aqui e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário