O que é Fluxo de Caixa? Tudo sobre esse recurso para sua empresa

ilustração para matéria do Fluxo de Caixa

A princípio, você sabe para que serve o Fluxo de Caixa? Por que ele é importante para sua empresa? Nós do Portal SóPJ vamos explicar tudo sobre esse recurso que pode facilitar a vida financeira o seu negócio. Entenda todo o conceito e como colocar em prática para ter tranquilidade na hora de organizar os pagamentos e os recebimentos.

O que é Fluxo de Caixa?

Todo empresário precisa ter um controle dos gastos e das receitas do seu negócio. Portanto, é indispensável um Fluxo de Caixa bem organizado e estruturado. Esse recurso, nada mais é do que um instrumento de controle financeiro, que visa descobrir o capital de firo na empresa.

Através dele, é possível ter uma noção do presente e do futuro — permitindo tomar decisões importantes, como cortes de gastos ou investimentos.

Capital de Giro

Aqui no site do SóPJ, temos uma página explicando o Capital de Giro de uma empresa. Mas, para contextualizar o assunto, é importante saber que o Capital é o valor que você tem disponível para manter o funcionamento do negócio.

Como fazer um Fluxo de Caixa?

Desde já, podemos contar que existem muitas opções para fazer um Fluxo de Caixa. Ele pode ser feito no papel, no Excel, em sites ou aplicativos. Algumas versões são gratuitas e outras pagas. Veja algumas sugestões, logo abaixo:

1. Fluxo de Caixa Excel

No próprio Excel é possível fazer um Fluxo. Fácil de mexer, a planilha no programa da Microsoft ajuda a criar a partir do zero ou consegue adaptar algum modelo pronto. Sendo assim, é possível colocar fórmulas, gráficos, imagens e muito mais.

capital de giro

2. Fluxo de Caixa Sebrae

Você pode aprender como fazer um Fluxo de Caixa através de um curso do Sebrae. Além de ser online, ele é gratuito.

Dessa forma, mais do que apenas aprender como fazer, com ele é possível ter uma noção de como tomar decisões para melhorar a gestão financeira. Microempreendedor individual, Microempresa, Pequena empresa, Potencial empreendedor e Potencial empresário podem fazer o curso.

3. Fluxo de Caixa Grátis

As opções são inúmeras quando você busca por essa ferramenta gratuita na internet. Vale analisar bem as opções para escolher a melhor para a sua empresa. De antemão, converse com outros profissionais e peça dicas para descobrir os pontos positivos de cada tipo de Fluxo gratuito.

4. Fluxo de Caixa pago

Algumas empresas vendem planilhas de Fluxo de Caixa empresariais. O lado positivo é que elas já estão prontas e você só precisa mudar ou acrescentar os números. O ponto negativo é que podem ter um preço alto, dependendo do perfil da empresa.

Por que sua empresa precisa investir em um Fluxo de Caixa?

Em conclusão, um dos principais motivos que faz necessário uma empresa investir nesse tipo de ferramenta é o controle financeiro. Também, é muito importante saber o que precisa ser feito para ter o controle das despesas da empresa, sem prejudicar o capital de giro.

Além disso, você pode tomar decisões mais corretas quando você sabe o que o Fluxo está indicando.

Por fim, se você quer ter um Fluxo de Caixa da sua empresa, conta pra gente nos comentários. Além disso, se sua empresa precisa de Capital de Giro: preencha o nosso formulário e aguarde o contato de um de nossos parceiros o mais breve possível.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário