O que é Capital de Giro? Por que ele é importante para sua empresa?

imagem de um cofrinho e um montante de moeda para ilustrar matéria sobre o que é capital de giro
Todo empresário já ouviu falar sobre Capital de Giro, mas muitos não sabem qual o significado e a importância dele. Por isso, nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas, vamos explicar o que é Capital de Giro e a importância de utilizá-lo. Saiba tudo aqui!

O que é Capital de Giro?

Se você não sabe o que é Capital de Giro, não tem problema! Nós vamos explicar tudo sobre esse recurso financeiro que é um dos pilares de sustentação de uma empresa. O Capital de Giro é um montante fundamental para manter uma empresa funcionando.

Em outras palavras, o Capital de Giro é o recurso usado para pagar as contas e fazer o movimento financeiro de uma empresa — visando o lucro. É necessário ter conhecimento sobre como gerir esse montante, afim de manter a empresa a salvo.

Como calcular Capital de Giro para empresas?

Existe uma fórmula para calcular o Capital de Giro. Ela é feita com a seguinte lógica:

Capital de Giro Líquido (CGL) = Ativo Circulante (AC) – Passivo Circulante (PC)

Ativo Circulante (AC): nome dado aos recursos disponíveis no caixa, considerando os recebimentos, aplicações bancárias e vendas a receber (parcelamento).

Passivo Circulante (PC): aqui considera as despesas fixas, como aluguéis, empréstimos, contas de consumo, salários de funcionários, impostos, pagamentos de fornecedores e outros.

Capital de Giro Líquido (CGL): a diferença do (AC) – (PC) é o resultado dos recursos disponíveis. Dependendo do valor, é possível fazer investimentos sem comprometer a saúde do negócio.

capital de giro

Como conseguir recursos para formar o Capital de Giro para empresa?

Será que uma boa ideia conseguir empréstimo para empresas obterem um Capital de Giro seguro? Muitos empresários, quando não tem recursos para receber, buscam um empréstimo bancário — afim de construir um capital extra.

Mas é importante criar um planejamento para não se comprometer a curto ou longo prazo. O empréstimo precisa ser um investimento e não um problema.

Existem outras formas de conseguir recursos para formar o Capital de Giro, como o Adiantamento de recebíveis que é uma maneira mais fácil e rápida de conseguir o capital que a sua empresa precisa. Nesse caso, o recebimento é adiantado e não é preciso esperar por 30 ou 60 dias, mas pode ser cobrado uma taxa por esse serviço.

Por que é importante ter um Capital de Giro?

Em primeiro grau de importância, o Capital de Giro serve para salvar a empresa em momentos de crise. Além disso, ele serve para gerenciar melhor a empresa iniciante — facilitando o desenvolvimento do negócio.

Cursos de Capital de Giro

Existem cursos especializados para quem quer aprofundar no assunto e quer aprender como gerenciar um Capital de Giro. Além de ter opções pagas e gratuitas, tem opções online e presenciais, que podem ser facilmente encontradas na internet.

Praticamente em todos os cursos de administração também é possível aprender sobre Capital de Giro.

Agora que você sabe o que é Capital de Giro e a importância dele para sua empresa. Se você quer um orçamento para obter Capital de Giro, então preencha o formulário aqui e aguarde o contato dos nossos fornecedores.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário