Qual a diferença entre Help Desk e Service Desk?

diferença entre Help Desk e Service Desk

Nós do Portal SóPJ, site de serviços para empresas, vamos falar sobre a diferença entre Help Desk e Service Desk. Se você está buscando um desses tipos de serviço, então nós iremos explicar ambos para você decidir qual o melhor para sua empresa. Confira!

Diferença entre Help Desk e Service Desk: o que é?

Em primeiro lugar, antes de saber qual a diferença entre Help Desk e Service Desk, você precisa saber o que configura cada tipo de serviço. Veja, logo abaixo!

O que é help desk?

Help desk é um termo em inglês que traduzido literalmente significa “balcão de ajuda”.

Ele é um serviço da área de TI (Tecnologia da Informação) que se refere ao serviço de atendimento aos clientes que buscam soluções.

O atendimento realizado pelo help desk pode ser feito pelo teleatendimento, e-mail e outros meios.

helpdesk

 

E helpdesk?

Existem muitas confusões em relação ao help desk e helpdesk. Porém, esses dois serviços são bem diferentes.

O help desk, como explicamos acima, é destinado para o atendimento e resolução de problemas dos clientes de uma empresa.

Já o helpdesk ou IT helpdesk é a área de uma empresa para resolver problemas de baixa complexidade dentro da empresa.

Os problemas podem estar relacionados com a conexão da internet, problemas com impressoras e computadores, entre outros.

E service desk?

Afinal, o que é service desk? Agora que você sabe o que é help desk e helpdesk, então pode entender o service desk.

O service desk é o contrário da proposta do helpdesk, já que ele é destinado para resolver questões mais complexas e que demandam um profissional mais experiente.

Sendo assim, o service desk resolve falhas de segurança, paradas em servidores, problemas que afetam o funcionamento geral ou parcial da empresa, entre outras grandes questões.

Além disso, essa equipe é destinada para acompanhar os clientes da empresa, inclusive prever problemas e propor estratégias para a área do TI.

Qual dos serviços é o melhor para sua empresa?

A resposta é simples: depende! Isso mesmo! Cada empresa precisa de uma demanda específica para realizar os serviços.

Tem empresas que precisam de um help desk para atendimento ao cliente, helpdesk para resolver questões básicas e service desk para lidar com grandes problemas.

Analise o que a sua empresa precisa e escolha o melhor serviço para ela. Em alguns casos, uma empresa precisa ter todas essas áreas de TI.

helpdesk

Contratar ou terceirizar help desk e o service desk?

Essa é outra questão muito comum entre as empresas que estão cogitando uma área de help desk e service desk.

Existem vantagens e desvantagens em ambos os formatos, porém, se a sua empresa é pequena ou média, o ideal é a terceirização desses serviços.

Isso porque as solicitações serão pontuais e poderão ser resolvidas pelos profissionais capacitados terceirizados.

Enfim, esperamos que tenha entendido a diferença entre help desk e service desk. Ficou interessado nesses serviços? Então preencha o formulário e aguarde o contato de uma empresa da área.

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