O que é helpdesk? Por que apostar nesse serviço para sua empresa?

O que é Helpdesk

Nós do Portal SóPJ — site de serviços para empresas — vamos contar para vocês (de uma vez por todas) o que é helpdesk e porque sua empresa precisa desse serviço. Se você sempre quis saber mais sobre o assunto, então leia essa matéria.

O que é helpdesk?

Em primeiro lugar, para entender o que é helpdesk é preciso voltar na origem da palavra.

O termo inglês “help” e “desk” podem ser traduzidos como “balcão de ajuda”. Porém, os termos juntos possuem um significado na prática mais amplo.

O helpdesk é um tipo de suporte e atendimento ao cliente. Embora podemos dizer que é um “balcão de ajuda”, já que ele serve para resolver problemas rapidamente.

helpdesk

Como funciona o helpdesk?

Na prática, o helpdesk funciona da seguinte maneira: um cliente entra em contato com o suporte e a equipe responsável do setor precisa resolver na primeira interação.

Geralmente, os funcionários de TI (Tecnologia da Informação) são os encarregados de resolver com eficiência os chamados.

Essa equipe pode ser internalizada ou terceirizada dentro de uma empresa. Além desse tipo do helpdesk (nível 1), pode ser estendido para Service Desk (nível 2) — solicitações mais complexas.

Por que sua empresa precisa de helpdesk?

Agora que você sabe o que é e como funciona o helpdesk, então precisa saber os motivos para investir nesse serviço para sua empresa. Veja, a seguir!

1. Acesso remoto

O serviço de helpdesk oferece atendimento remoto para os clientes, ou seja, ele pode ser feito de qualquer lugar para outra localidade.

Sendo assim, sua empresa pode ser de São Paulo e atender demandas de clientes no Rio de Janeiro, por exemplo.

2. Cria uma cultura de serviço

Oferecer helpdesk ajuda a criar uma cultura de serviço, ou seja, de acordo com os problemas e demandas mais comuns, é possível formar protocolos de atendimento para resolução.

Se a empresa consegue identificar os problemas mais recorrentes, então será mais rápida a resolução dos mesmos.

3. Triagem

Com o helpdesk é preciso criar uma escala de urgência das demandas mais fáceis e mais complexos.

Além da classificação, a triagem faz com que os problemas mais fáceis sejam resolvidos da forma mais rápida possível.

4. Cliente satisfeito

Hoje em dia, o novo consumidor quer soluções eficientes e rápidas para seus problemas — principalmente aqueles que tem a ver com a tecnologia.

O helpdesk foi criado exatamente para resolver os problemas logo na primeira interação com o consumidor.

helpdesk

5. Documentação em dia

A área de helpdesk precisa documentar todas as demandas de problemas e as soluções dos mesmos.

Sendo assim, o setor fica mais organizado e poderá recorrer às documentações para ter conhecimento sobre os problemas solucionados ou por outros motivos.

6. Histórico do cliente

Ao documentar todas as solicitações e resoluções de cada cliente, ficará mais fácil recorrer ao histórico para ver o que foi feito no passado.

Esse histórico permitirá que cada funcionário de TI resolva as novas demandas do cliente, já que ele verá o que vem ocorrendo.

Enfim, agora você sabe o que é helpdesk e porque investir nesse tipo de serviço. Ficou interessado e quer implementar na sua empresa? Então preencha o formulário e aguarde o contato da empresa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário