O que é hospedagem de site?

o que é hospedagem de site
Nos dias atuais, sabemos que todas empresas precisam marcar presença online. Seja sua empresa pequena, média ou grande, seu negócio precisa ser visto. Mas como começar? Você sabe, por exemplo, o que é hospedagem de site? Vamos explicar!

O que é hospedagem de site?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é hospedagem de site. Fique tranquilo porque nós do Portal SóPJ vamos ensinar tudo sobre esse recurso fundamental.

O primeiro passo para entrar na web é registrando um domínio com o nome da sua empresa ou do site que você quer criar.

Entre no site (www.registro.br) e verifique se o nome que você deseja está disponível e compre-o.

Feito isso, agora é hora de escolher o local onde seus arquivos serão hospedados, ou seja, a hospedagem de site.

hospedagem de sites

Escolhendo uma hospedagem de site

Agora que você entendeu que depois de registrar o domínio você precisa de uma hospedagem para guardar os arquivos (textos, imagens e códigos), então é hora de saber como escolher.

Só para deixar mais claro, o domínio (www.nomedaempresa.com.br) não guarda nenhum conteúdo do site, apenas o servidor (hospedagem) faz esse armazenamento.

Para saber escolher é preciso entender os tipos de hospedagem de site que você pode escolher, são eles:

1. Hospedagem compartilhada

É o modelo mais comum para empresas, principalmente as iniciantes por conta da facilidade dos recursos.

Como o próprio nome diz, a hospedagem compartilhada oferece o mesmo serviço para vários clientes, ou seja, a empresa de hospedagem possui um servidor para armazenar os arquivos de diversas páginas.

O preço costuma ser baixo e a interface é amigável para iniciantes. Além disso, as manutenções e administração do servidor são feitas pelo provedor de hospedagem.

2. Hospedagem VPS

A hospedagem VPS (Virtual Private Server) funciona como um tipo de servidor físico com múltiplos servidores.

Dessa forma, a hospedagem VPS faz com que cada servidor opere de forma independente. Além disso, cada servidor virtual possui seu próprio sistema operacional.

Uma das maiores vantagens desse tipo de hospedagem é a possibilidade de aumentar a capacidade do disco rígido ou da memória RAM.

Isso porque os recursos da VPS não são compartilhados com outros clientes — exclusividade e automonia total para sua empresa.

hospedagem de sites

3. Hospedagem Cloud

Hospedagem Cloud refere-se à “computação nas nuvens” e vem sendo muito utilizada por várias empresas para criar sites, loja virtual, blog e outros.

Esse tipo de hospedagem funciona através de diversos computadores e servidores interligados, de maneira compartilhada e virtual.

Uma das maiores vantagens é a rapidez e a facilidade de acesso — que pode ser feito em qualquer lugar e momento, desde que tenha acesso à internet.

Esse modelo de hospedagem é o mesmo utilizado nas redes sociais, e-mails, compartilhamento de fotos e outras ações na internet.

Qual o melhor tipo de hospedagem?

Agora você já sabe o que é domínio, hospedagem e os tipos de servidores que pode contratar. Então já pode iniciar o site da sua empresa na internet.

Mas, qual tipo de hospedagem escolher? Faça uma análise das opções citadas e escolha a ideal para o seu negócio.

Enfim, agora você sabe o que é hospedagem de site e já pode ter a página do seu negócio. Então preencha o nosso formulário e aguarde o contato de uma empresa de hospedagem.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário