Como montar uma estação de trabalho para Home Office

Como montar uma estação de trabalho Home Office

5 dicas para melhorar sua estação de trabalho

Com a atual situação do novo coronavírus, o COVID-19, muitas empresas começaram a adotar o modelo de Home Office, onde os funcionários trabalham em suas próprias casas, em suas respectivas estações de trabalho. Porém, o Home Office tem seus prós e contras.

Os pontos favoráveis normalmente estão ligados à flexibilidade de horário e uma chance de fugir do tempo de trajeto até a empresa, por exemplo. Já os pontos negativos estão quase sempre ligados à queda na produtividade e às distrações do ambiente ao redor do profissional.

Portanto, separamos algumas dicas para montar sua estação de trabalho, confira abaixo:

1 – Tenha uma boa conexão de internet

O básico para começar a trabalhar remotamente é ter uma boa conexão de internet, já que é essencial para qualquer tarefa, da mais simples, como realizar uma videoconferência, até uma mais complicada, como exportar relatórios carregados de informação ou fazer upload de arquivos em sites ou nuvem.

A grande maioria das provedoras de internet oferecem velocidades de internet que já são suficientes para essas tarefas, mas é interessante procurar por uma que não conte com falhas de conexão constantes, ou oscilação e perda de pacotes, que podem prejudicar sua rotina de trabalho.

Existem duas formas de se conectar à internet, por meio de Wi-Fi ou via cabo. As duas formas podem ser eficientes, porém a conexão por Wi-Fi pode ter algumas falhas, já que pode ocorrer perda de sinal de acordo com a distância entre o computador e o modem de internet.

Nesse caso, é recomendado que você utilize a conexão via cabo, para evitar interferências.

 Periféricos

Quando pensamos em Home Office o pensamento de que “só preciso de um notebook” pode vir a cabeça, mas nem sempre essa é a melhor opção. Isso porque periféricos podem ser mais interessantes do que imagina, já que podem melhorar a vida útil de seu notebook.

Utilizar o touchpad de um notebook não é muito prático, nem muito confortável. Um mouse simples, sem fio, já pode ser suficiente para que você trabalhe com maior qualidade.

Já um teclado externo pode contribuir para uma melhor ergonomia, preservando o desgaste do teclado do notebook, estendendo a vida útil.

Além de mouse e teclado, é recomendado que você utilize um suporte para notebook, que serve para melhorar a posição da tela e ajudar no resfriamento do aparelho.

Caso você não utilize notebook, é recomendado que encontre teclados que não apresentam falhas, com um bom tempo de resposta, com um mouse confortável.

3 – Monitor Extra

Muitas vezes, ter apenas um monitor não é o suficiente para você trabalhar de forma eficiente.

Com apenas uma tela, é possível que você se perca diante da quantidade de programas abertos em seu computador, o que pode ser resolvido facilmente por meio de um monitor extra.

Caso você tenha a oportunidade de utilizar essa tela adicional, é altamente recomendado que o faça.

4 – Fones de Ouvido

Uma das grandes dificuldades de trabalhar em casa pode ser o barulho do ambiente. Sons externos podem atrapalhar até a pessoa que está mais acostumada com o barulho da vizinhança.

Cachorros latindo, carros de som passando pela rua, vizinhos discutindo ou até aquele seu filhinho pequeno brincando e correndo por todos os cômodos da casa. Isso tudo pode atrapalhar quando aquela tarefa que precisa de atenção redobrada aparece batendo na porta.

Quando o assunto é concentração, fones de ouvidos podem ser bons aliados. Existem diversas playlists em aplicativos de música que podem te ajudar na concentração, com tranquilas para o dia a dia.

Além disso, é importante ter um fone de ouvido com um bom microfone, para que você não passe por problemas em conferências, por exemplo, como ruídos, chiados ou falhas de volume.

5 – Mesa e Cadeira

Uma mesa e uma boa cadeira podem ser muito mais importante do que imaginamos quando falamos de produtividade. Não adianta investir somente em eletrônicos e trabalhar com qualquer cadeira.

Uma cadeira é a principal responsável pelo nível de produtividade, já que garante conforto e ergonomia para manter sua atenção naquilo que interessa.

Antes de comprar uma cadeira é importante pesquisar as opções, preços e garantias. É importante lembrar que se trata de um investimento a longo prazo, focado na sua saúde e qualidade de vida, portanto, não tenha medo de gastar com isso.

Mas, só uma cadeira não é suficiente, já que você não vai querer usar a mesa da sua cozinha, certo?

Ter uma mesa, com uma ou duas gavetas já pode ser mais do que suficiente para que sua rotina de trabalho seja mais eficiente.

Separar um espaço da casa para trabalho é muito mais importante do que parece para melhorar a concentração.

Conclusão

Existem diversas maneiras de montar seu home office, tudo dependerá de seu estilo pessoal e preferencias, mas com algumas dicas tudo fica mais fácil, não é mesmo?

O que achou das dicas? Já está preparado para montar seu próprio home office?

Deixe aí nos comentários como está sendo trabalhar remotamente!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe um comentário